DICAS E CUIDADOS COM SEU EQUIPAMENTO
CUIDADOS COM A SUA EMPILHADEIRA
Quais os tipos e sua importância
A falta de manutenção na empilhadeira e a negligência com prazos pode vir acompanhada de graves consequências, como o aumento de consumo energético, falhas e reduções no desempenho do equipamento, por isso, neste artigo preparamos um guia para explicar os tipos de manutenção em empilhadeiras que são necessários.
Vamos ajudá-lo para que seu equipamento opere com plena eficiência e em boas condições de uso.
Empilhadeiras são essenciais para as tarefas de carregamento, descarregamento e empilhamento nas empresas, e em primeiro lugar precisam operar sem parar, além de estarem em boas condições e seguras para as pessoas ao seu redor. Este equipamento não pode oferecer riscos aos trabalhadores, e é por isso que a manutenção precisa estar em dia.
É isso que nós da Corso fazemos, ajudamos você com a manutenção completa. Esse processo de verificação periódico precisa ser feito.
ROTINAS DE MANUTENÇÃO
-
Regulagens em geral;
-
Testes técnicos de qualidade;
-
Troca de peças;
-
Pinturas;
-
Troca de pneus;
-
Limpezas.
Além de preservar os maquinários, identificar problemas em fases iniciais, quando são mais fáceis de resolver e contribuir para o aumento da vida útil dos equipamentos, acelerando seu desempenho, a manutenção de empilhadeiras tráz uma série de outros benefícios, são exemplos:
A importância da manutenção nas principais peças da empilhadeira.
-
Aumento da produtividade;
-
Diminuição de riscos;
-
Diminuição do desgaste de peças;
-
Eliminação da necessidade de compra de novos equipamentos;
-
Redução do consumo energético.
Ao providenciar um checklist que mostra as condições de cada empilhadeira, a manutenção também garante que todos os sistemas do maquinário trabalhem com qualidade, das rodas até o motor.
Para que isso ocorra, existem alguns mecanismos que merecem atenção devido à sua importância e ao impacto que causariam, caso apresentassem problemas. A lubrificação e a graxa são dois exemplos. Nos próximos tópicos nos aprofundaremos mais sobre a importância da manutenção nesses casos.
A manutenção da lubrificação é fundamental para o bom funcionamento das empilhadeiras, porque ajuda a aumentar a durabilidade das peças, otimizando funcionamento e consumo.
Além disso, a lubrificação também é responsável por evitar o resfriamento das peças, o superaquecimento do equipamento e proteger o motor, impedindo a passagem de gases e resíduos.
Algumas pesquisas estimam que os resultados de um bom acompanhamento da lubrificação de empilhadeiras ocasionam em aumento de 10 vezes na vida útil do equipamento e gastos com manutenção 35% menores.
Manutenção da lubrificação na empilhadeira
Uso de graxas para lubrificação nas empilhadeiras
Na manutenção de graxas, a recomendação é que elas sejam utilizadas no estado pastoso, e que características como consistência, temperatura e propriedades anticorrosivas sejam levadas em conta na hora da sua escolha.
Não existe um padrão sobre qual a periodicidade ideal para a troca da graxa, tudo vai depender do tipo de máquina. Enquanto algumas pedem a troca a cada 500 horas, outras precisam que ela seja realizada a cada 250 horas. Para verificar qual é o prazo mais indicado a cada equipamento é necessário a consulta ao manual da empilhadeira.
Quem pode fazer uma boa manutenção na sua empilhadeira?
Para a realização da manutenção de empilhadeira, busque por empresas especializadas e com tradição no mercado, priorizando aqueles que ofereçam suporte técnico após a contratação dos serviços.
Verifique também o histórico da empresa, tempo de empresa.
Quer escolher uma boa empresa?
Sistemas que devem receber lubrificação:
-
Coroa e pinhão;
-
Cilindros e mancais;
-
Eixo;
-
Transmissão;
-
Engates e articulações;
-
Porta garfos;
-
Mancais;
-
Correntes de elevação;
-
Rolamento das rodas;
-
Eixo direcional, pino rei e terminais.